Planos de financiamento para carros seminovos: 5 dúvidas comuns


voltar para todas as news
4 ago
Planos de financiamento para carros seminovos: 5 dúvidas comuns

Planos de financiamento para carros seminovos: 5 dúvidas comuns

Se você deseja adquirir um veículo e não dispõe de recursos suficientes para pagar à vista, os planos de financiamento podem ser uma boa solução. E, ao contrário do que muitos pensam, os bancos e financeiras também aceitam realizar a operação para a compra de carros seminovos.

As regras variam de acordo com a instituição, mas, em geral, são parecidas. E não há muitas diferenças do financiamento que é feito para carros zero quilômetro.

Neste post, vamos listar as 5 principais dúvidas sobre os planos de financiamento para carros seminovos. Se você está pensando em aderir a essa modalidade, então leia com atenção!

1) Existe um valor mínimo para a entrada?

Existe um valor mínimo para a entrada?

Em geral, não existe um valor mínimo padrão. No caso dos carros novos, muitas financeiras aceitam realizar o financiamento de 100% do valor. Para os seminovos a regra é um pouco mais rígida, em virtude do fato de se tratar de um veículo que não é zero km.

É bom lembrar que, quanto maior o valor de entrada, mais suaves serão as prestações e menos juros incidirão sobre a operação. Em última análise, vai depender principalmente do banco ou financeira e da loja onde você pretende comprar, pois existem estabelecimentos com planos de financiamento flexíveis para veículos seminovos.

Leia também:  Gosta de aventura? Descubra o tipo ideal de carro para viajar

A maioria das instituições pedem uma entrada mínima que varia entre 10 e 30% do veículo, mas isso depende do valor e do ano do carro. Em vários casos, mesmo que você não tenha dinheiro para pagar a entrada, é possível viabilizar a compra do veículo de outras maneiras. Não desista antes de visitar a loja e bater um papo com a equipe de vendas!

2) Quais os valores embutidos no financiamento?

Há uma lei em vigor que obriga as instituições a demonstrarem ao cliente o custo efetivo total da operação realizada. Isso deve constar no contrato e, geralmente, são cobrados juros e uma taxa de cadastro.

Fique atento, pois a taxa de abertura de crédito, que costumava ser cobrada, não pode mais constar em uma operação de financiamento de veículos.

Não deixe de pesquisar, antes de comprar o carro, sobre valores que precisarão ser gastos com seguro, documentação, transferência etc. Isso pode fazer diferença no seu planejamento financeiro.

3) Que documentos são necessários para planos de financiamento de seminovos?

A documentação básica é composta por CNH, Comprovante de Residência. Mas vale a pena você pesquisar se a instituição com a qual você pretende operar possui alguma exigência adicional.

4) O que acontece se eu não conseguir pagar as parcelas?

Infelizmente, em caso de não pagamento, o carro pode ser reavido pela instituição de crédito para ressarcimento da dívida. Existem dois tipos de planos de financiamento: o Leasing e o CDC.

Leia também:  6 dicas para escolher um carro seminovo

No caso do Leasing, o veículo permanece no nome da instituição financeira até o final do plano, o que facilita a tomada do bem em caso de não pagamento. Justamente por isso, essa operação tem menor incidência de juros.

Já no CDC, o carro fica no nome do proprietário desde o início, alienado à instituição financeira. Em caso de não pagamento, a instituição precisa acionar o cliente na justiça para reaver o bem.

5) Posso adiantar o pagamento das parcelas?

Posso adiantar o pagamento das parcelas?

Sim, e é aconselhável que você faça. Ao adiantar as parcelas, você pode conseguir descontos junto à instituição financeira e diminuir o valor total do plano. Caso receba algum dinheiro inesperado, você também pode quitar o plano totalmente.

Mais dicas sobre a escolha dos planos de financiamento

Busque lojas de seminovos reconhecidas no mercado e com grande expressão junto aos bancos e financeiras, pois essas empresas possuem maior poder de barganha e, portanto, oferecem taxas e condições muito mais atrativas para você, consumidor.

Por exemplo, a Locamerica, que é lider em gestão de frotas corporativas e uma das maiores marcas de seminovos do país, trabalha com os maiores bancos e com as principais financeiras do mercado. A Locamerica Seminovos ainda tem outra vantagem: seus seminovos vêm de frotas corporativas, ou seja, foram usadas por um único cliente, passaram por um rigoroso controle de qualidade e apenas os melhores são direcionados para venda ao público final. São veículos de perfil diferenciado e sempre em excelentes condições, com quilometragem verificada e todas as revisões realizadas sempre em dia.

Leia também:  Tanque de combustível sempre na reserva pode causar problemas no carro

Uma loja deste porte consegue oferecer boas condições de financiamento aliadas a uma enorme variedade de estoque, dando assim muito mais poder de escolha para o consumidor fazer o melhor negócio.

E aí, você ainda tem mais alguma dúvida sobre os planos de financiamento de veículos seminovos? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo sobre este e muitos outros temas!

Você também pode gostar de:

Leave a Comment