O que significa a cilindrada do motor e no que ela influencia?


voltar para todas as news
16 mai
Oquesignificaacilindradadomotorenoqueelainfluencia

O que significa a cilindrada do motor e no que ela influencia?

Você já ouviu falar em cilindrada do motor? Se não, dê uma olhada no seu carro e veja se consegue identificar se ele é 1.0, 1.4, 2.0 ou qualquer outro número parecido. Esses valores representam a cilindrada, detalhe fundamental que pode significar muita diferença entre carros aparentemente semelhantes. Continue lendo e entenda melhor:

O que é a cilindrada do motor?

O que é a cilindrada do motor?

Detalhando um pouco mais: a cilindrada do motor corresponde ao volume de combustível em litros que o motor é capaz de queimar a cada movimento dos seus pistões. Essa é uma informação utilizada pelas fábricas para denominar o escalonamento de seus motores como 1.0, 1.6 e assim por diante. Assim, um carro 1.0 possui mil cilindradas, enquanto um 1.6 comporta 1.600 cilindradas.

Entendeu? Ainda não? Então vamos desenvolver um pouco mais, falando sobre o funcionamento de motores a explosão:

Funcionamento de um motor a explosão

Os motores de carros funcionam por meio da queima de uma mistura formada por uma proporção de combustível com outra de ar. A combustão ocorre por meio de uma faísca, produzida pelas velas do veículo.

Essa queima acontece dentro dos cilindros. Esses recipientes são fechados e, dentro deles, estão os pistões que são ligados às bielas. Esse conjunto se movimenta verticalmente dentro do cilindro, por meio da queima do combustível. Tudo isso faz girar o motor do carro produzindo a força responsável por impulsionar o veículo.

Animação representando o funcionamento do motor a explosão

Animação mostrando o interior do motor em funcionamento

O virabrequim é um eixo que controla o movimento dos pistões do motor. A cada volta do virabrequim, todos os pistões realizam uma ida e uma volta, que representam a admissão da mistura de queima (oxigênio + combustível) e o escape dos gases gerados pela queima.

Leia também:  Manutenção de carros: 6 cuidados essenciais para preservar o pneu

O volume da mistura que pode ser movimentado nos cilindros a cada giro do virabrequim é o que chamamos de cilindrada. Tanto que, em alguns casos, as fábricas apresentam este número como centímetros cúbicos, o que equivale à mesma coisa.

Assim, um motor 1.0 é capaz utilizar um litro de gás combustível a cada rotação, enquanto um carro 1.6 queima 1,6 litros cada vez que seus pistões se movimentam, e assim por diante.

Cilindrada do motor x Potência

Cilindrada do motor x Potência

Com grandes motores vêm grandes responsabilidades!

As fábricas costumam utilizar o número de cilindradas para medir e divulgar a potência de seus motores. E, de fato, muitas cilindradas costuma significar mais cavalos de potência.

A conta é simples: a potência é a capacidade do motor em converter o combustível em força para movimentar o carro. Se o motor é capaz de processar mais combustível, logo ele deve ser mais potente.

Mas essa análise não deve ser feita isoladamente. A potência é o resultado de uma série de fatores, e as cilindradas do motor são apenas um deles. Também contam os materiais usados na construção do motor, o número de rotações que ele suporta, auxílios externos como turbinas e intercoolers, entre outros.

Por isso, na hora de escolher o seu carro, você deve pensar sobre qual é o seu perfil de uso. Motoristas que rodam muito em estradas devem buscar carros com mais cilindradas, mas não necessariamente mais potência. É preciso que o carro seja capaz de se manter em velocidade constante, a baixas rotações.

Toyota Corolla

Quem transita muito por estradas e rodovias precisa de carros com motores de mais cilindradas, como o Toyota Corolla.

Já para quem roda muito na cidade, interessa a economia, mas também a capacidade de arranque. Neste caso, um veículo 1.0 pode atender muito bem. Agora, se você usa o veículo para serviços pesados, na terra, o melhor é optar por motores de maior cilindrada, mas com curva de potência máxima em baixas rotações, como as picapes grandes, por exemplo.

Leia também:  5 dicas para cuidar do carro no verão

Agora que você sabe tudo sobre as cilindradas do motor, compartilhe esse texto com seus amigos nas suas redes sociais! E não deixe de conferir os novos artigos aqui, no blog Seminovos News. Até a próxima!

Você também pode gostar de:

Comments (2)

  • Marco

    Marco

    Bom dia. Estou procurando informações sobre cilindradas, porém como foi descrito no texto está errado. As cilindradas não são os litros de combustível queimados em um ciclo de combustão do motor do carro. Um motor 1.0 não queima 1 L de combustível por ciclo do pistão, senão ele acabaria com todo o tanque em segundos.

    • Locamerica Seminovos

      Locamerica Seminovos

      Olá Marco! Se você reparar, no texto dizemos que “um motor 1.0 é capaz utilizar um litro de gás combustível a cada rotação”, e isso está correto! Note que “gás combustível” é a mistura de combustível + oxigênio utilizada pelo motor. 1 litro de gás combustível é formado, em sua maior parte, de oxigênio. Portanto, a cilindrada se refere ao volume de gás combustível movimentado nos cilindros a cada giro do virabrequim. Entendido?

Leave a Comment