Quando usar gasolina aditivada é uma boa ideia?


voltar para todas as news
26 abr
Quando usar gasolina aditivada é uma boa ideia?

Quando usar gasolina aditivada é uma boa ideia?

Na hora de reabastecer o seu carro, você já deve ter ficado com uma dúvida: devo usar gasolina aditivada ou comum? Embora a segunda opção sempre tenha um preço mais competitivo, costumamos nos perguntar se não valeria a pena investir um pouco mais em um produto, teoricamente, melhor para o seu carro.

Nesse artigo, vamos solucionar essa dúvida de uma vez por todas e mostrar quando é recomendada a utilização da gasolina aditivada. Confira:

A diferença entre gasolina comum e aditivada

Diferenças entre a gasolina comum e a gasolina aditivada

A gasolina aditivada tem esse nome porque recebe produtos que normalmente não estão presentes na gasolina comum, como detergentes e dispersantes.

Esses ingredientes fazem com que o combustível também auxilie na limpeza do motor, evitando o acúmulo de substâncias nocivas que podem comprometer o seu desempenho e até aumentar a sua média de consumo.

Seguindo as orientações do fabricante

O manual do usuário disponibilizado pela fabricante do veículo já traz a indicação da octanagem ideal da gasolina a ser utilizado no veículo. Este fator indica o quanto o combustível pode ser aquecido sem entrar em combustão.

De maneira simples, combustíveis aditivados são mais octanos e, portanto, respondem melhor a carros com maior potência, apresentando melhor rendimento.

Dica: não deixe o tanque de combustível sempre na reserva, pois isso pode causar problemas ao longo do tempo.

Leia também:  5 dicas para cuidar do carro no verão

Gasolina aditivada para uso urbano

Na cidade, é comum que o motorista passe por uma série de situações estressantes, principalmente muitas arrancadas e frenagens, o que exige uma grande quantidade de retomadas do motor.

Isso faz com que o equipamento nem sempre atinja a temperatura de queima ideal, o que pode proporcionar o acúmulo de várias substâncias dentro do motor. A gasolina aditivada ajuda a prevenir esse tipo de depósito de sujeira.

Vantagens da gasolina aditivada para o seu carro

Ajuda o meio ambiente

O gás carbônico é um dos grandes vilões do aquecimento global. Se você quer ajudar a reduzir as emissões desse poluente, pode ser uma boa ideia escolher o combustível aditivado. Como a gasolina desse tipo trabalha justamente para diminuir o acúmulo de carbono no motor, ela também auxilia a reduzir a emissão desse tipo de gás no ar.

Melhora o consumo

A gasolina aditivada deixa o motor mais limpo e diminui o atrito entre suas peças internas, reduzindo o consumo médio do combustível.

Embora o preço por litro da gasolina aditivada seja maior que o da comum, você pode conseguir gastar menos ao escolher a versão mais cara. Afinal, o combustível com aditivos faz com que o motor fique mais limpo, portanto, livre de atritos causados pelo acúmulo do carbono.

E vale lembrar: quanto menor o atrito, menos esforço seu carro precisa fazer para atingir o rendimento ideal.

Diminui os custos com manutenção

Se você quer economizar, também, em manutenção veicular, aposte em gasolina aditivada. O combustível que ajuda a limpar o motor aumenta a vida útil do equipamento e reduz as visitas a oficinas para revisão e manutenção — o que significa que você vai gastar menos para manter o carro em perfeito funcionamento.

Leia também:  Manutenção de carros: 6 cuidados essenciais para preservar o pneu

Aumenta a durabilidade do veículo

Gasolina aditivada aumenta a durabilidade do veículo

Você já deve ter ouvido por aí que a gasolina aditivada só serve para carros importados. Isso não é verdade: quem possui um modelo popular ou um pouco mais antigo também pode se beneficiar desse tipo de combustível. Afinal, é o próprio combustível que vai fazer a limpeza do tanque, motores, bicos injetores e tubulações.

Mas fica aqui um esclarecimento: a gasolina aditivada é benéfica para o motor, mas não faz milagres. Manter as revisões e manutenções periódicas em dia e não forçar demais o carro são maneiras práticas de fazer seu veículo durar mais e gastar menos quando for preciso passar na oficina mecânica.

Você ainda tem alguma dúvida sobre gasolina aditivada? Deixe a sua pergunta nos comentários, e não deixe de compartilhar a matéria para seus amigos nas redes sociais!

Você também pode gostar de:

Leave a Comment