Planejamento financeiro 2017: como se organizar para comprar um carro?


voltar para todas as news
24 fev
Planejamento financeiro 2017: como se organizar para comprar um carro?

Planejamento financeiro 2017: como se organizar para comprar um carro?

O brasileiro é apaixonado por carros. Porém, para muitos, comprar o carro próprio não é mais um sonho, tem se tornado uma necessidade por conta da correria crescente do dia a dia. O primeiro passo para chegar a este objetivo é colocar no papel todos os números e informações, montando um bom planejamento financeiro.

Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas sobre o que pode ser feito para economizar em 2017 e realizar este sonho de comprar seu próprio carro. Acompanhe as dicas neste artigo exclusivo e comece já a se planejar!

Elabore um orçamento com metas em curto e longo prazo

Elabore um orçamento com metas a curto e longo prazo

Elaborar um orçamento com metas a curto e a longo prazo é um passo fundamental para quem quer iniciar um planejamento financeiro.

Você deve identificar como seu dinheiro está sendo usado e fazer uma avaliação dos gastos atuais para definir metas de despesas (esses são seus objetivos a curto prazo), sempre considerando seus objetivos de longo prazo que, nesse caso é juntar o valor necessário para a compra do veículo.

Elimine gastos supérfluos e mantenha apenas o necessário. Depois faça um controle colocando o valor que sobrar e busque manter sempre um padrão de economia, para conseguir guardar dinheiro mensalmente.

Feito isso, é importante acompanhar suas despesas constantemente para garantir que estão se mantendo dentro do planejado. Nesse meio tempo, vá pesquisando as melhores formas de financiamento para estar inteirado das novas condições que podem favorecê-lo na hora de comprar o seu carro e não deixe de ter uma reserva financeira para emergências, que explicamos melhor na dica a seguir:

Leia também:  Revisão de carro: saiba o que verificar antes de uma viagem longa

Inclua uma reserva de emergência no seu planejamento financeiro

É importante criar uma reserva financeira de emergência tanto antes quanto depois de alcançar seus objetivos. Se acontecer algum imprevisto antes da compra do seu veículo, a reserva emergencial evita que seu orçamento seja afetado e mantém o seu planejamento financeiro intacto.

Caso o imprevisto ocorra depois da compra, a reserva pode ser a solução para alguma situação inesperada que pode surgir. Claro que é essencial, ao comprar um carro, fazer todas as manutenções preventivas e contratar um seguro. De qualquer forma é uma boa ideia estar sempre preparado para qualquer eventualidade.

Agora que você já elaborou um bom orçamento e providenciou sua reserva de emergência, só lhe resta começar a poupar.

Poupe muito

Poupe muito

Poupar dinheiro é outro passo fundamental para que você consiga adquirir o veículo dos seus sonhos. Após fazer seu orçamento, estipule a porcentagem do seu dinheiro que pode ser destinada à poupança para realizar seu sonho. Tente separar o maior valor possível, separe uma porcentagem para a reserva emergencial e guarde esses valores todo mês, religiosamente.

Faça investimentos para gerar renda

Faça investimentos para gerar renda

Uma outra maneira de conseguir poupar ainda mais dinheiro e com mais agilidade é através de um investimento, pois essa estratégia pode dar um upgrade em seu planejamento financeiro para alcançar seu objetivo o quanto antes.

Leia também:  Como lavar o carro? Conheça 6 dicas e cuidados importantes!

Agora que você já sabe que, através de um bom planejamento financeiro é possível se organizar para comprar seu carro no próximo ano, basta seguir nossas dicas, procurar a melhor forma de pagamento e iniciar a sua jornada. Porém, não se esqueça que, para ter eficácia no planejamento, é necessário ter disciplina e dedicação.

E então, gostou da publicação? Compartilhe nas redes sociais e ajude a tirar dúvidas de outras pessoas!

Você também pode gostar de:

Leave a Comment